Com um belo início de temporada Blue Man usou o aniversário de 40 anos de marca para homenagear a moda praia e seus principais criadores: Salinas, Lenny, Bum Bum e Cia. Marítima. Cada década de vida foi representada por um ícone da Blue Man: anos 70 com uma estampa da atriz e modelo Rose di Primo, que era o rosto da marca na época; anos 80 com Monique Evans; 90 com Paulo Zulu a os 2000 com as tops Mariana Weickert, Talytha Pugliesi e Ana Claudia Michels. Todas com o rosto devidamente estampado em maiôs e camisetas. Mas a estampa mais emocionante é a de David Azulay, fundador da grife, que faleceu em 2009, deixando o comando de sua empresa nas mãos da filha, Sharon, e do sobrinho, Thomaz, que passaram a trabalhar na empresa um pouco depois. A coleção é Blue Man total: alegre, viva, colorida, jovem e cheia de peças para praias de verdade. Praticamente todos os estilos de maiôs e biquínis que já vimos por aqui foram desfilados; Vale destacar o trabalho de estamparia em neoprene, que ganha uma película de furta-cor por cima para texturizar o material. “É uma década de 70 misturada à tecnologia que temos hoje”, explica a stylist Flavia Pommianosky.
Oh,
Boy! Com direção criativa por Thais Losso e Marcos Kurtz, trouxe cartela de cores que contava com preto, branco, dourado,
pink, roxo, vermelho, azul e laranja. No
universo que misturou as vestimentas tradicionais japonesas à modernidade de
Harajuku mais as roupas esportivas das cheerleaders e dos jogadores
universitários, a Oh, Boy!, em sua estreia no line-up do Fashion Rio, acertou
ao não se prender demais a nenhuma dessas influências. As referências estão lá,
é claro: nas figuras de garças e flores; nas faixas acinturadas tipo obi; nos
brincos em formato de leques; nas misturas de materiais como o nylon e o couro
furadinho; e nos “origamis” de panda que surgiram ao início do desfile, e que
merecem destaque na coleção.
Sacada
com direção criativa de Beti Speiski, e tema “uma viagem ao
Marrocos” trouxe consigo uma cartela com cores vibrantes, como amarelo,
laranja, rosa; e ainda preto, ouro e cru, em materiais como couros tingidos,
brocados, bordados, jeans e seda.A estilista misturou referências como os mercados de rua,
a arquitetura local e os mosaicos espalhados por Marrakesh. A coleção é correta,
com variedade de materiais e técnicas, um trabalho interessante de patchwork de
jeans e destaque para o jogo de cores, especialmente os degrades.
Patachou,
por Érika Frade trouxe cartela de cores composta por tons pastéis como cream,
lilac, mint, peach, off-white, e tons fechados de merlot. Tomando o Impressionismo como uma de
suas principais fontes de inspiração, a Patachou apresentou um Verão 2012/2013
fresco, com cartela de cores delicada e silhueta gostosa de vestir: solta no
corpo, mas ainda com caimento que acompanha as formas femininas. O mood da
coleção é de leveza, tanto pela silhueta quanto pela escolha de tecidos (sedas,
crepe de chine, cetim, georgete e tule) — tanto que mesmo as camisas fechadas,
abotoadas até a gola, são opções perfeitamente aplicáveis às altas temperaturas
do verão. Os bordados marcam presença na temporada, ora sozinhas, como mini
pérolas, ora agrupadas em forma de gotas.
Alessa
veio com tema Top 10, que celebra os dez anos da marca com uma reedição de suas
estamparias mais fortes em materiais como Laise
de algodão, crepe de seda e cetim de seda e cartela de cores multicolor;
estampas de bandeirinhas, fitas, chita amarela, chita rosa, chita preto e
branco e círculos surgiram ao longo do desfile; Alguns looks mais escuros, com silhueta
bem seca, comprimento curto e volumes/excessos
de tecido enxugados. É uma nova proposta para Alessa, mais urbana e fresca,
porém a mudança acontece em harmonia, com uma linda série de estampas em
vestidos, shortinhos e jaquetas que qualquer jovem com gosto pelo verão vai
querer ter.
E esse foi o primeiro dia do Fashion Rio :)
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