segunda-feira, 28 de maio de 2012

Fashion Rio Primavera Verão 2013 - Terceiro dia


Ágatha inspirada pelo videoclipe da música “Gobbledigook” da banda islandesa Sigur Rós explorou o tema “Profundidade”. O que se viu na passarela foi uma coleção bastante rica em informação com muitos volumes, texturas, sobreposições e brilhos (bem mais intensos ao vivo do que nas fotos) de cada um dos looks. Pele de pirarucu, manta de salmão e tela de chamois bordada com cristais foram alguns dos materiais usados.  O desfile veio com um comprimento que é impossivelmente curto para a vida real, mas que na passarela ajudou a equilibrar o peso das peças, que surgiram em três grupos de formas: as esportivas (jaquetas, coletes e shorts tipo boxer); as orgânicas (sobreposições em camadas e muitos volumes); e as geométricas (pregas e “dobraduras”). 

Nica Kessler com cartela de cores composta por cáqui, verde garrafa, azul colonial, branco, cereja e amarelo trouxe temas como a porcelana Vista Alegre e a estamparia mix de flores e frutas em renda, seda, gaze e leser. A coleção traz os códigos da feminilidade de forma leve, delicada e com muito bom gosto. As peças, de vestidos curtos a longos e macacões, trazem belas estampas, fluidez, frescor, transparências, recortes ou vazados e pequenos detalhes, como barras bordadas. 
Com palavras chave como skate, Rio de Janeiro, verão e conforto a  R.Groove vem com uma combinação certeira de esporte e alfaiataria em uma coleção jovem e cool. O linho lavado e mesclado a outras fibras naturais, mais os tricolines e o tricô com mistura de fios transparentes e planos garantiram a leveza das peças, que vieram em shapes contidos.
Metamorfose; a leveza e a aerodinâmica da libélula, este foi o tema da coleção Maria Bonita Extra que usou materiais como cetim, georgette de seda, algodão prensado e renda guipir em peças que são a evolução da coleção anterior. “É o conceito de metamorfose: começa de um jeito e termina de outro”. A cartela de cores vibrantes, especialmente os tons de verde e azul, é uma aposta certa para o próximo verão.


Tendo como inspiração o livro A Ilha de Arturo, da escritora italiana Elsa Morante, a etiqueta mineira Coven, conhecida por seu tricô deluxe, fez mais uma ótima apresentação na semana de moda carioca. O universo da publicação – repleta de embarcações, marinheiros e praias – surgiu refletido nas peças com âncoras e correntes em detalhes. O navy também pôde ser percebido na cartela de cores, com azul, vermelho e branco. Os bordados feitos com mini pérolas eram outra referência marinha. Ponto para as calças capri de tricô estampado, para os conjuntinhos e para as camisetas de tela. Isso sem esquecer dos escarpins, de tirar o fôlego!


Propondo uma evolução da sua coleção passada, que falava do universo de uma forma macro, a Coca Cola Clothing foca agora no micro com o tema “Coke Evolution”, referência que aparece na forma de imagens científicas transformadas em estampas psicodélicas,  oitentista, com modelagens amplas e uma cartela de cores bem variada: do azul claro do denim aos tons pastel, passando por vermelhos e amarelos vibrantes. 

Beijinhos, :)